Dia da Internet Segura 2012

domingo, 30 de outubro de 2011

Ministro Moreira Franco quer ações imediatas de atenção às crianças de até 3 anos


“Nossos objetivos para o cidadão do futuro devem ser trazidos para o presente. Precisamos garantir um ambiente de maior igualdade para que todas as crianças brasileiras tenham as mesmas oportunidades”, afirmou o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, nesta quinta-feira (27), no seminário “Cidadão do Futuro – Políticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância”. promovido pela SAE.
Moreira Franco propôs ações imediatas direcionadas à primeira infância, como condição essencial para um crescimento ainda maior da classe média brasileira e da superação da pobreza no País. “Não vamos mais trabalhar embasados em direitos negativos, pois avançamos esta etapa. Agora nossas ações serão a partir dos diretos positivos. Esta é a nossa realidade”.
O ministro ressaltou a importância de firmar um compromisso entre os órgãos do governo para a consolidação da Política de Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, desenhada para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. “Temos diversos programas governamentais para a criança de até 3 anos, mas eles não se comunicam. Nosso desafio é reunir essas ações localizadas e oferecer uma única porta de entrada para o atendimento à primeira Infância”.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, presente ao evento, reforçou a importância da articulação entre os órgãos do governo abrangendo saúde, educação e cidadania. A ministra aposta na educação infantil como prioridade nas diretrizes da política do governo. “Nosso desafio é oferecer creches para todas as crianças brasileiras. Queremos um padrão mínimo de qualidade com diretrizes determinadas pelo Ministério da Educação.”
A política de creches de qualidade, e para todas as crianças, foi defendida também pela secretaria municipal da Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin. “A creche agrega valor à criança que consegue se desenvolver conforme os padrões internacionais estabelecidos.”
Ouça aqui o áudio do discurso do ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário