Dia da Internet Segura 2012

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontro com adolescentes e conselheiros estaduais nos dias 25 e 26, em Brasília, define mobilização para a 9ª Conferência Nacional da Criança

O Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estará reunido com conselheiros estaduais e adolescentes nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília (DF). O encontro irá discutir o desafio para a mobilização das etapas estaduais previstas para iniciarem em fevereiro de 2012. Inédito nesta edição, o grupo é composto por 27 adolescentes que acompanham as Conferências Municipais e Estaduais preparatórias para a etapa nacional a ser realizada também na capital federal entre 11 e 14 de julho de 2012.
Organizada pelo Conanda, a conferência traz o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. Os documentos da Política e do Plano passaram por consulta pública em 2010 e estão em fase de finalização.
Na programação do encontro estão previstos relatos e impressões das etapas municipais, discussão dos planos de comunicação e de segurança da 9ª CNDCA, do modelo orientador para formular as proposições encaminhadas pelas Conferências Municipais às Estaduais, além das estratégias para seleção de delegados adolescentes e definição do cronograma das assembleias de 2012.
“A participação dos adolescentes nas comissões está dando outra 'cara' às conferências. Além de construirmos os eventos a partir também do nosso olhar, conseguimos levar para nossas localidades a importância da participação infanto-juvenil. Sem contar o aprendizado em relação ao que é uma conferência e ao estímulo à nossa autonomia. Nos sentimos mais à vontade para tomarmos decisões”, conta Thallita de Oliveira Silva, 18 anos, representante do Centro Salesiano do Menor, da Comissão Organizadora Nacional e Estadual DF.
Este é o terceiro encontro previsto para 2011 com o grupo de adolescentes para não haver prejuízo de seus calendários escolares. Em 2012, serão dois antes de julho. Foi também instituído um grupo de cinco adolescentes, que acompanha a agenda da Comissão Organizadora mais de perto.
9ª CNDCA – A etapa nacional será realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), com o objetivo de mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2 – Proteção e Defesa dos Direitos, 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário