Dia da Internet Segura 2012

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Drogadição nos jovens

Buscar as raízes culturais e estar com o olhar aberto para o produto da mídia atual como escreves, bem mais do que ensinavam nossos avos, para aliviar sua labuta de trabalho agrícola dentro da cultura de desenvolvimento e progresso que uma certa mídia da época pregava equivocadamente. Sim havia uma sensação de serenidade idealizada da família em família, poucos conflitos, suavidade no meio das exigências da vida do campo, a saudade dos filhos que partiram pra novos estudos na cidade maior, etc... Um vinho doce e suave para um bom sono e sorriso de criança na rede ou no berço.
A marca do modelo de civilização/desenvolvimento que se impunha a perda ta terra para muitos que sucumbiu e se viu como vencidos, obrigados a migrar para as cidades, com novos hábitos a incorporar à custa de choques culturais e da velocidade capitalista como expropriadora e devoradora das esperanças e sonhos.
Às portas da miséria e da exclusão, punidos pela pobreza e falta de perspectiva, o momento de prazer, de “bem”, ocultação da realidade, favoreceu um passo a mais para apaziguar a desolação diante da mídia encantadora para o consumo à base de só tem que pagar para ficar feliz. Nesse contexto a droga aparece como a rendição sem volta com salvação presente.
O enfrentamento da drogadição e todos os seus males consequentes passam como nunca pela superação da pobreza, pela diminuição da miséria e através de um novo tipo de dialogo com os jovens que precisam ter a mídia como aliada principal e o governo corajoso para investir em espaços de tratamento. A dramática situação dos espaços terapêuticos para jovens, continua quase que inexistente. Sofro duplamente quando o jovem pede socorro para se livrar das drogas e nada podemos fazer efetivamente para apoiá-lo. E ai, volta à velha tentação maniqueísta e culpadilizadora sobre eles. Quem esta em falta e mais a sociedade e o poder público do que o individuo, não restam duvidas. Vamos lutar para voltar a crer no Estado Democrático! Afinal novo ano com forcas revigoradas fazem bem para crer que é o melhor que esta por vir aos jovens.

João Luiz de Souza
Conselheiro Tutelar
Bicas-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário