Dia da Internet Segura 2012

sábado, 26 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO REUNIU CONSELHEIROS TUTELARES E DEMAIS ATORES DA POLITICA PUBLICA DIRECIONADA A CRIANÇA E ADOLESCENTE EM JUIZ DE FORA

Terminou nesta quinta feira dia 24 de junho em Juiz de Fora a primeira etapa da capacitação do projeto de volta para casa desenvolvido pela casa novella, o Conselheiro Tutelar João Luiz presente ao encontro informou que o evento, reuniu cerca de 200 profissionais que trabalham com crianças e adolescentes abrigados. “O interesse que os municípios têm apresentado em participar e contribuir é fundamental para que o reordenamento das unidades de acolhimento aconteça de forma eficaz. É um momento para perguntar e trocar idéias” disse ele.

Lançado em agosto do ano passado pelo Governo de Minas, o projeto De Volta para Casa tem com objetivo principal promover o retorno de crianças e adolescentes abrigados aos lares de origem. A equipe técnica responsável pela execução do projeto vem deste então visitando diversas unidades de acolhimento institucional dos municípios.

O Conselheiro Tutelar João Luiz defende o envolvimento da sociedade em ações voltadas para abrigamento. “O Brasil tem uma história marcada pela exclusão e confinamento das pessoas. É importante discutirmos a questão do abrigamento não só entre nós, mas levar para a população. Precisamos trabalhar com a sociedade em geral a fim de promover mudanças”.

João relatou ainda que este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Especial de Política Pró-Criança e Adolescente (Cepcad).
As ações em abrigos e casas lares são realizadas por equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e técnicos locais. Esses profissionais realizam visitas domiciliares, estudos de casos e outras ações em conjunto com as equipes dos abrigos. Em todos os casos, existe acompanhamento psicológico da Associação Casa Novella que é a responsável pela execução do projeto. Sediada em Belo Horizonte, a instituição desenvolve ações destacadas no acompanhamento de famílias de risco, tendo alcançado resultados significativos de reinserção familiar – 86% de suas crianças abrigadas voltam para casa.

João Luiz de Souza
Conselheiro Tutelar
Bicas-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário