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domingo, 22 de novembro de 2009

Eca, Protagonismo e o Trabalho em Rede

João Luiz de Souza
Conselheiro Tutelar
Bicas-MG

Meus amigos, hoje estarei falando um pouco sobre o "protagonismo juvenil e o trabalho em rede".
Primeiro vejamos o que diz o minidicionário Melhoramento a respeito do que é rede; "conjuntos de cabos telefônicos ou elétricos de uma cidade; a canalização de canos de água, esgotos, gás, etc; mais entendo que já esta na hora de adicionar mais um conceito de rede nos dicionários, vejam porque:
Vivemos em um mundo conectado onde a distancia é um mero detalhe. Fatos políticos, econômicos, sociais e culturais que acontecem no Oriente chegam no Ocidente quase em tempo real. Podemos afirmar que o mundo inteiro esta ligado entre si. E nesse sentido, não podemos agir, lutar e sonhar por uma sociedade mais justa e igualitária isoladamente, em nossos grupos, entidades ou movimentos.
E o ECA traz em seu art. 86 esse ensinamento "A política de atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes faz-se a através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios", essa ideia de ações articuladas que o ECA nos indica precisa ser mais bem compreendida para que então possamos dizer que o ECA esta sendo implementado.
A política sobre educação, tem que levar em conta a política de saúde que por sua vez deve estar entenada com as políticas de cultura, esporte e lazer. Assim teremos a chamada rede universal funcionando, pois as políticas de atendimento básica estarão integradas e assim as ações terão os efeitos satisfatórios. Porem o que encontramos hoje, e exatamente o contrario temos, em sua grande maioria, políticas isoladas.
Eu não tenho medo de afirmar que se a política de Educação estivesse articulada com as demais políticas, ficaria muito mais fácil resolver conflitos no ambiente escolar como aquele hoje chamado "aluno problema". Vejamos alguns pontos importantes. Se este aluno mora na periferia, se onde ele vive não tem saneamento básico, se ele não tem nem como comprovar endereço, se por diversos fatores, ele perdeu a auto-estima e se também, ele não tem espaço para cultura, esporte e lazer, como elaborar políticas isoladas para a educação se não resolvermos ao mesmo tempo, todos estes problemas que nosso aluno chamado "problema" enfrenta em sua vida.
Protagonismo Juvenil é um conceito que ganhou força depois do surgimento do ECA, pois o jovem e o adolescente deixaram de ser espectadores e passaram a ser construtores dos fatos e acontecimentos relacionados às suas vidas, porem esse direito de ser protagonista, nao isenta o adulto de suas obrigações, porque o jovem depende do adulto para desempenhar o seu papel de protagonista.
No protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, pois ele tem que participar da decisão, do planejamento, da ação, e depois, participar na execução, na sua avaliação e na apropriação dos resultados.
Temos que entender que os jovens, tem desejos, sonhos e buscam respostas, para diversas indagações, algumas relacionadas à propria fase da vida em que estão. É o momento da primeira paixão, da primeira transa, enfim, de estar se descobrindo e também de descobrir o mundo. Mas, muitas respostas, eles acabam não encontrando nos espaços que deveriam, porque a escola, a família, e a sociedade não estão preparadas para responde-las.
Nossos jovens trazem intrinsecamente vontade de querer construir, fazer, realizar e de ser protagonista, cabendo a nos adultos propiciar espaços e oportunidades para que o jovem ponha para fora todo seu potencial, por isso e importantissimo que a sociedade entenda que implementando verdadeiramente o ECA, ela estara diminuindo as possibilidades do jovem exercer o protagonismo juvenil de uma forma negativa.

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