Dia da Internet Segura 2012

segunda-feira, 22 de março de 2010

Denúncia de crimes contra crianças e adolescentes cresce 83%

O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes teve um salto de 83%, no comparativo dos dois primeiros meses dos anos de 2009 e 2010. No primeiro bimestre deste ano, o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) recebeu 649 relatos desses crimes, contra 327 no mesmo período do ano passado. Violência intrafamiliar foi o crime mais denunciado, com 205 denúncias, ante 148 do ano anterior, aumento de 36%. Em seguida, aparece o crime de negligência e abandono com aumento de 84%. 180 ante 98.

Esse tema tem sido sempre abordado e isso promove um acúmulo de informações para a população, que vem se apropriando do serviço como ferramenta para combater esses crimes. Desde o lançamento da Campanha Proteja Nossas Crianças, o número das ligações só cresceu. Esse aumento é muito significativo para um início de ano”.

Entre os crimes denunciados estão abuso sexual, exploração sexual, violência psicológica, violência sexual e exploração do trabalho infantil. O Serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), atende ligações de todo o Estado, é gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada.

O principal veículo que apresenta o Disque Direitos Humanos para os mineiros é a Campanha Proteja Nossas Crianças ( que lamentavelmente não tem acontecido mais em nossa cidade). No ano passado, a campanha realizou mais de 130 blitze educativas em todas as regiões mineiras para distribuir cartazes, adesivos e panfletos que enfatizam o número do serviço. Mais de 95 mil veículos e cerca de 59 mil pessoas foram abordadas pela equipe da Campanha.

“Neste ano, a ênfase será dada às blitze que a Sedese (diretamente ou em parceria) realiza desde julho de 2004 e na construção de novas parcerias, de modo que consigamos engajar novos atores na campanha e ampliar seu espaço geográfico. Temos que perseverar no que fazemos hoje, pois os resultados, como demonstram os dados do Disque Direitos Humanos, são animadores,” ressaltou o coordenador da campanha, Márcio Macedo.

Proteja Nossas Crianças
Envolve a sociedade civil e mobiliza a população a denunciar casos de violência. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

OLA CONSELHEIROS TUTELARES E DE DIREITO VAMOS PARTICIPAR DESSA CAMPANHA LEMBRE-SE A DISPONIBILIDADE E UM DOS REQUISITOS PARA SER CONSELHEIRO TUTELAR.

João Luiz de Souza
Conselheiro Tutelar
Bicas-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário