Dia da Internet Segura 2012

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CENTRO-OESTE TEVE PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA DE ADOLESCENTES

Quase um terço dos participantes do Seminário do Fórum Nacional DCA na região Centro-Oeste foi formado por adolescentes. Cerca de 40 adolescentes participaram do evento. Mas a participação foi além do aspecto quantitativo. Os adolescentes trabalharam em grupo separado suas propostas para o aperfeiçoamento da Política e do Plano. Os resultados do trabalho ainda estão sendo sistematizados e serão disponibilizados em breve no site do FNDCA (www.forumdca.org.br).

As soluções propostas pelos adolescentes foram focadas em cinco áreas, considerada por eles como prioritárias: Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico e Transporte Público.

A Coordenação de Adolescentes do FNDCA, criada em durante o II Encontro de Adolescentes do FNDCA, em maio deste ano, foi representada no Seminário do Centro-Oeste por Jhonatan Freire de Oliveira (ABMP).

Ao final do Seminário, os adolescentes apresentaram uma Carta de Agradecimento, na qual destacam a oportunidade de participar da construção de caminhos para a efetivação dos Direitos da Criança e do Adolescente. No texto, os adolescentes também ressaltam que o protagonismo de crianças e adolescentes é essencial para o aperfeiçoamento dos mecanismos de garantia dos direitos.

O exercício do direito à participação é uma das prioridades da gestão do atual Secretariado do FNDCA. A participação de adolescentes será assegurada em todas as atividades promovidas pelo FNDCA. O Secretariado também está incentivando os Fóruns Estaduais DCAs a criarem coordenações estaduais de adolescentes em seus estados.

Entretanto, além de procurar estimular e garantir uma participação autônoma dos adolescentes, a perspectiva defendida é de que a participação supere o espaço das organizações filiadas aos Fóruns, seja nacional, seja estadual, pois "interessa que ganhe formas organizativas de base popular, portanto, para além de nossas próprias institucionalizações, assegurando participação de crianças e adolescentes de setores distintos da sociedade, inclusive aqueles que não estejam em instituições, mas que possam ser apoiados por nós que queremos que este direito seja garantido", como declara Erivã Velasco, Secretária Nacional do FNDCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário