Dia da Internet Segura 2012

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NORDESTE QUER MAIOR ARTICULAÇÃO NA DEFESA DE DIREITOS

NOTICIA DO FÓRUM NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Maior articulação e mobilização da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Esta foi uma das questões recorrentes durante o Seminário do Fórum Nacional DCA da região Nordeste, realizado em Salvador (BA), de 16 a 18/9. O seminário analisou a conjuntura nacional, a Política Nacional e o Plano Decenal DCA e a judicialização dos direitos infanto-juvenis.

O Nordeste foi a segunda região a discutir a Política e o Plano Decenal. O primeiro seminário aconteceu no Centro-Oeste e o próximo evento acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), de 28 a 30/9, com os estados da região Sudeste. O seminário do Nordeste contou com 300 participantes, entre eles 60 adolescentes oriundos de projetos desenvolvidos pelas entidades filiadas aos Fóruns DCAs Estaduais dos nove estados da região.

Na última atividade do encontro, os participantes foram divididos em oito grupos – seis de adultos e dois de adolescentes – e analisaram os limites, as forças e as propostas de acordo com os cinco eixos propostos para o Plano Decenal DCA. Os resultados serão agora sistematizados e em breve disponibilizados para consulta no site do FNDCA (www.forumdca.org.br).

Os adolescentes inovaram e apresentaram suas propostas por meio de expressões artísticas, como poesia, música e teatro. Numa das representações eles deram um recado claro: “Governador, a Copa não, prioridade é saúde e educação”, demonstrando preocupação com a retirada de recursos de áreas fundamentais para investimento na realização da Copa do Mundo de futebol no País.

Entre outros pontos, os grupos sugeriram ações de monitoramento do Orçamento, interiorização dos Fóruns, fortalecimento da articulação entre os conselhos, melhores condições de funcionamento dos conselhos de direito e tutelares, regulamentação da profissão de educador social, maior participação infanto-juvenil e acesso à comunicação como direito humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário